Seu browser não suporta execução de scripts.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente

 

CEMPRA - Centro Municipal de Proteção Aos Animais

O CEMPRA integra a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM). Foi criado no ano de 1999, mas foi em 2001 que iniciou a prestação de serviços como o recolhimento de animais, a adoção responsável e castração. Seu objetivo principal é o controle populacional humanitário dos animais errantes através da castração. Além disso, também recolhe animais de rua em situação de risco (atropelados, doentes, filhotes, fêmeas prenhas e/ou com filhotes), e fiscaliza situações de maus tratos. O CEMPRA ainda realiza atividades educacionais através de palestras sobre bem-estar animal e guarda responsável a públicos diversos e feiras de doação de animais.

O CEMPRA é um abrigo temporário de alta rotatividade, onde os animais de rua são esterilizados, recuperados e devolvidos à sua comunidade de origem, conforme dispõe a Lei Estadual 13.193 de 2009 em seu Art. 4° §1°. A lotação máxima do abrigo é baseada em parâmetros técnicos visando o bem estar dos animais alojados, e já está prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público.

O novo espaço está localizado na Estrada do Walahay, nº 1400, em Lomba Grande. A equipe de trabalho do CEMPRA é composta por dois médicos veterinários, dois estagiários, um motorista e três serviços gerais. O expediente por telefone é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Serviços oferecidos pelo CEMPRA:

* Castração dos animais comunitários que vivem nas ruas;

* Doação de Animais castrados;

* Recolhimento de cães e gatos de rua, doentes ou atropelados;

* Atendimento às denúncias de maus tratos;

* O Projeto de Castração para População de Baixa Renda está suspenso temporariamente até a mudança efetiva para a nova sede.

 

Telefone: (51) 9683-2117

Recomendar esta página via e-mail: